sábado, 6 de outubro de 2007

Como se elaboram questões de investigação

A aula prática de tecnologias de dia 1 de Outubro foi dividida em dois momentos. O primeiro momento baseou-se na continuação do diálogo sobre as competências que são necessárias para se poder realizar um processo de investigação, bem como a definição de o tema geral do trabalho de grupo, sendo este As tecnologias da educação em Portugal. No segundo momento da aula, os discentes deslocaram-se à Biblioteca da Faculdade (FPCE), com o objectivo de pesquisar em teses de mestrado as questões de investigação, de forma a poderem se aperceber o modo como estas são construídas.


Assim, eu pesquisei as perguntas na tese de mestrado: O impacto do uso do computador na educação dos alunos com e sem parelesia cerebral.


Nesta tese as quetões organizavam-se por: questão central e outras questões. Assim a questão central era:




  • Será que ao habilitar as pessoas com PC para o desempenho educativo, através do uso do computador, estamos a encontrar soluções no processo de normalização, promovendo o desenvolvimento destes alunos e a sua qualidade de vida, ou estamos antes a criar novos problemas, resultantes de aspectos práticos da utilização?


As outras questões de investigação, que se encontravam subjacentes a esta são as seguintes:





  • Como foi o processo de aprendizagem?


  • Que equipamentos usam?


  • Como o adquiriram?


  • Quais os locais onde utilizam?


  • Quanto tempo usam?


  • O que sabem fazer?


  • Que problemas lhes resolve, o uso do computador?


  • Que vantagens obtem?


  • Que necessidades cria?


  • Que expectativas faz nascer?


  • Que desvantagem apresenta?


  • Que dificuldades encontram?


  • Que condições requer?


  • Quem os ajuda a resolver os problemas?


  • Que valor atribuem ao uso?


  • Que situação ideal desejariam ter para fazer uso pleno?


Fonte: Neves, M (2004) "O Impacto do Uso do Computador na Educação dos alunos com e sem parelesia cerebral". Lisboa. Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.



Eu como não tinha ido a esta aula prática, fui posteriormente fazer a pesquisa das perguntas.



Sem comentários: