sábado, 10 de novembro de 2007

Critérios de avaliação da informação

O processo de pesquisa possui uma fase que é o processo de pesquisa propriamente dita, em que o investigador, explora todos os meios onde pode pesquisar informação, só que ao mesmo tempo que este vai recolhendo informação, também tem de ir indo aplicando critérios de avaliação, que lhe permitam de imediato excluir certo tipo de informação.

Contudo, a Internet é um caos de informação, onde um investigador, consegue encontrar todo o tipo de informação, só que por vezes, ou melhor a maior parte das vezes, esta não é muito viável para este a utilizar, assim este necessita de critérios que o ajudam a seleccionar a boa informação da má informação. Os critérios para avaliar uma monografia, um artigo científico ou uma informação da Internet são os mesmos, sendo eles: a actualidade, a autoridade, a objectividade, fiabilidade, a validade e a profundidade.

A actualidade é critério que se refere ao facto de se verificar se a informação de determinada página de internet é actualizada ou é obsoleta.

A autoridade é o critério que se encontra ligado à verificação de se um autor é conhecido ou não, se um autor for conceituado, é provável que a informação que este transmite seja mais credível, do que a informação de um autor que não seja conceituado.

A objectividade é o critério que avalia se um texto que se encontra na Internet se baseia em material empírico ou se é um texto de opinião, ora se um texto se basear em estudos científicos será mais credível do que um texto de opinião, pois o primeiro baseia-se numa realidade que foi testada cientificamente.

A fiabilidade é o critério avaliativo que verifica se um artigo é de confiança, isto significa, se este artigo apresenta as regras de criação de artigos, se possui autor, se possui editora e muito importante se passou pelos pares.

A validade é um critério é muito importante, porque um artigo pode ser muito bom, mas pode não ser válido para a pesquisa, pois não responde às questões de investigação, e, por isso, não se pode utilizar.

Por último, a profundidade é o critério que avalia se um texto é muito superficial ou se é tão denso, que nem se consegue compreender.

Como se verifica estes critérios são muito importantes no processo de pesquisa de informação, pois ajudam-nos a eliminar informação que não se encontra de todo acreditada e creditada para ser usada para a investigação que se efectua.

Sem comentários: